HABILIDADES MOTORAS
As habilidades podem ser
conceituadas como tarefas ou ações que, mais especificamente, têm
características voluntárias, podem ser aprendidas, apresentam uma meta ou
objetivo e são divididas entre locomotivas, manipulativas e estabilizadoras. É
necessário classificá-las para que sua natureza seja entendida e então sua
realização seja facilitada. Schmidt e Wrisberg (2001, p.19) abordam três
características utilizadas para classificar tarefas: “a forma como o movimento é organizado; a importância relativa dos
elementos motores e cognitivos; o nível da previsibilidade ambiental envolvendo
a performance da habilidade”.
Dentro da organização do
movimento são encontradas habilidades discretas, seriadas e contínuas.
- Habilidades Discretas: têm como característica início e fim bem definidos, são breves em duração e costumam ser simples e objetivas.
- Habilidades seriadas: são para formar ações mais complexas e são constituídas de várias habilidades discretas conectadas em uma sequência, onde a ordem é crucial para o êxito de sua performance. Estas requerem um tempo mais longo, mesmo assim cada elemento do movimento retém um início e um fim discretos. De acordo com Schmidt e Wrisberg (2001, p.20).
- Habilidades Contínuas: realizadas repetidamente por um determinado tempo. Com início e fim não definidos.
Durante a aprendizagem de
habilidades seriadas, os indivíduos inicialmente se concentram nos elementos
distintos da tarefa. Posteriormente, após considerável prática, eles são
capazes de combinar os elementos para formar um único e maior elemento, o que
permite ao executante controlar toda a ação, quase como se fosse um movimento
discreto único.
Como uma segunda
característica, são estudadas as habilidades cognitivas e motoras. Em uma
habilidade motora a ênfase está na qualidade do movimento a ser realizado, pois
subentende-se que o indivíduo já tenha entendido o que deve ser feito. Aqui o
desafio proposto é o aperfeiçoamento da técnica para a atividade realizada. No
desenvolvimento da habilidade cognitiva o mais importante é a decisão ou
estratégia sobre qual movimento efetuar, mais do que a própria natureza do
movimento. Para Schmidt e Wrisberg (2001, p.21).
A abordagem mais apropriada
para classificar as habilidades, de acordo com esse sistema, é a de considerar
o grau com o qual os elementos cognitivos (e perceptivos) e elementos motores contribuem para o
alcance da meta com êxito – o que pode ser a razão pela qual as habilidades
motoras são algumas vezes chamadas de ‘habilidades psicomotoras’ ou habilidades
‘percepto-motoras.
Nível:
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Descrição
dos detalhes do movimento nesse nível:
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C0- Não realiza
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O aluno se recusa a fazer, não importa o
motivo
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C1- Realiza o movimento, mas não
caracteriza como tal.
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O aluno realiza algo, mas bem diferente da
habilidade prevista.
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C2- realiza o movimento de forma incorreta:
C2.1: 7 erros
C2.2: 6 erros
C3.3: 5 erros
C4.4: 4 erros
C5.5: 3 erros
C6.6: 2 erros
C7.7: 1 erro
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O aluno já entende o que é pra fazer, mas
erra.
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C3- Realiza o movimento corretamente.
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Não acontece nenhum erro na execução do
movimento.
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C4- Realiza o movimento com fluência e
criatividade
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Por último, é verificado o
nível de previsibilidade ambiental, com isso, são classificadas habilidades
abertas e habilidades fechadas.
- Habilidade Aberta: é uma habilidade executada em ambiente imprevisível ou que está em movimento e que requer que as pessoas adaptem seus movimentos em resposta às propriedades dinâmicas do ambiente.Exemplo: Habilidade de chutar em uma quadra poliesportiva descoberta.
- Habilidade Fechada: é uma habilidade executada em ambiente previsível ou parado e que permite que as pessoas planejem seus movimentos com antecedência. Exemplo: Aula de ginástica em uma sala fechada.
Como complementação ao que foi explicado, indicamos o vídeo: “Vídeo Aprendizagem e Controle Motor”.
CAPACIDADES MOTORAS
Capacidade
motora refere-se à potencialidade individual para a execução de
habilidades motoras, que podem ser desenvolvidas pelo treinamento. Por exemplo:
todos nascemos com um potencial para desenvolvermos a força, ou a resistência.
Acredita-se que as capacidades motoras sejam determinadas geneticamente, mas
não podem ser quantificadas (não se pode afirmar até onde um indivíduo pode
desenvolver a velocidade ou a flexibilidade), por que, para atingir o potencial
individual, existem muitos fatores a considerar. (MAGILL, 2000)
EXEMPLOS DE ALGUMAS CAPACIDADES:
Força
Equilíbrio
Coordenação
Flexibilidade
Resistência
Muito bom , parabéns
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirÓtimas palavras.
ResponderExcluirMuito bom amei a explicação.
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