MOTIVAÇÃO
TEORIA
DA MOTIVAÇÃO SEGUNDO DECI e RYAN (1985) e RYAN e DECI (2000a):
“Motivação significa ser movido a fazer algo.” Segundo a Teoria de Autodeterminação (SDT; Deci & Ryan, 1985) existem dois tipos diferentes de motivação, que se baseiam nas diferentes razões ou metas que dão origem a uma ação.
O primeiro tipo é a Motivação Intrínseca, que é quando o sujeito ingressa na atividade por vontade própria e está associada com o bem estar psicológico, alegria e persistência. Esta motivação resulta em uma aprendizagem de alta qualidade e criatividade.
Já a Motivação Extrínseca, segundo RYAN & DECI (2000), ocorre quando uma atividade é efetuada com outro objetivo que não o inerente à própria pessoa.
POR QUE MOTIVAR?
A motivação é importante, pois pessoas motivadas dedicam
maior esforço as tarefas, são mais disciplinadas e praticam por mais tempo as
atividades, com mais intensidade. Além de também ajudar na melhoria da
autoestima, no crescimento pessoal e num melhor relacionamento em grupo com
nossos alunos.
ESTABELECIMENTO DE METAS
A
motivação está diretamente relacionada com a meta, essa meta faz com que a
pessoa saiba aonde ela quer chegar, ou uma habilidade especifica que ela
pretende dominar, entre outros objetivos que cada praticante pode ter. Para um maior entendimento, as metas
podem ser divididas em:
- Metas de Resultado: focalizam no resultado competitivo do evento;
- Metas de Performance: voltadas a atingir padrões ou objetivos de desempenho independentemente dos outros competidores;
- Metas de Processo: focalizam nas ações que o atleta deve praticar durante o desempenho para atuar bem.
ALVOS
Utilizando-se
dessa meta podemos dizer que existem alvos em que as metas ajudam a chegar,
sendo esses:
- Habilidade alvo: São as habilidade que precisam ser desenvolvidas para alcançar as metas;
- Comportamento alvo: Está relacionado com a performance que o individuo pode alcançar para realizar a meta;
- Contexto alvo: O local onde pode ser capaz de alcançar a meta.
Para
ajudar na performance existe um principio que auxilia para que os alunos chegam
em suas metas, esse chama-se principio ARDE, significa que precisamos
estabelecer metas:
A tingíveis
R ealistas
D esafiadoras
E specíficas
TIPOS DE PRÁTICAS
Para
conseguirmos alcançar todos esses pontos estabelecidos anteriormente existem
tipos de praticas a serem utilizadas, sendo essas:
Para automatizar a prática
quando o aluno não possui erros, a melhor prática a ser utilizada é a
randômica. Porém quando o aluno é iniciantes, não sabe a técnica ou ainda
possui erros, as melhores práticas a serem utilizadas são a variada e a em
blocos
Nenhum comentário:
Postar um comentário