segunda-feira, 2 de junho de 2014

MEMÓRIA, CONSOLIDAÇÃO DA MEMÓRIA, PMG E TRANSFERÊNCIA DE APRENDIZAGEM

MEMÓRIA


As memórias são extremamente importantes para a nossa individualidade. O cérebro possui múltiplos sistemas de memória, com diferentes características e envolvendo diferentes redes neuronais.

            Apesar de todos nós nos queixarmos de falhas de memória, na maior parte dos casos a memória é até bastante boa. Podemos tentar melhorar a nossa memória, mas isto pode ser conseguido à custa de recordar coisas esquecendo outras. 






 

                                  


  CONSOLIDAÇÃO DA MEMÓRIA MOTORA (KRAKAUER and SHADMEHR, 2006):
Em memórias motoras de longa duração há consolidação da memória motora;
A realização de uma tarefa logo em seguida de uma primeira interfere e impede sua consolidação quando medida após 24 horas;
Porém se uma segunda tarefa for efetuada apenas seis horas após a primeira, ocorre a consolidação da mesma.
 
    
          
          




  MEMÓRIA MOTORA E SONO:
O sono possui papel fundamental na consolidação da memória motora;
Promove uma melhoria de 20% na velocidade de execução motora;
 



UM EXEMPLO DE EXPERIÊNCIA EM MEMÓRIA DE CURTA DURAÇÃO


  


Neste site encontra-se um jogo no qual podemos avaliar nossa memória e nossa capacidade de atenção: 



PROGRAMA MOTOR GENERALIZADO (PMG)

Proposto por Richard Schmidt (1988): um PMG seria o responsável pelo controle de uma classe de ações e não um movimento (ou uma sequencia de movimentos). Esta classe de ações são diferentes e tem características comuns, ou seja, são os aspectos invariantes de um PMG (Programa Motor Generalizado)
Os aspectos invariantes formam a base do que está armazenado na memória. Para executar uma tarefa o sujeito precisa recuperar o programa na memória e depois acrescentar parâmetros específicos do movimento.

EXEMPLO:

Um jogador de basquetebol pode realizar uma bandeja em diferentes velocidades, mas mesmo assim o tempo relativo, a força relativa e a sequencia dos movimentos são mantidos.
Com o exemplo podemos ver:  
  • Diferentes velocidades: parâmetro;  
  • Timing relativo, força relativa e sequencia: são os aspectos invariantes.







TRANSFERÊNCIA DE APRENDIZAGEM

Segundo Schimdt (2010) transferência de aprendizagem é a influencia de experiências anteriores na performance ou aprendizagem de uma nova tarefa (estímulo semelhante mas a via é diferente). Essa transferência pode ser divida em positiva, negativa e nula.





  • ·         As transferências positivas ocorrem quando a habilidade em questão apresenta semelhanças com alguma habilidade na qual o indivíduo já conhece.

  • ·         As transferências negativas ocorrem quando estímulos antigos, que o indivíduo já conhece, solicitam uma nova resposta.


Por que a transferência de aprendizagem é importante?

Pois ela é a base do desenvolvimento dos programas e da metodologia educacional e ajuda a entender os processos envolvidos na aprendizagem e no controle de habilidades motoras.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário