MEMÓRIA
As
memórias são extremamente importantes para a nossa individualidade. O cérebro
possui múltiplos sistemas de memória, com diferentes características e
envolvendo diferentes redes neuronais.
Apesar de todos nós nos queixarmos
de falhas de memória, na maior parte dos casos a memória é até bastante boa. Podemos
tentar melhorar a nossa memória, mas isto pode ser conseguido à custa de
recordar coisas esquecendo outras.
• CONSOLIDAÇÃO
DA MEMÓRIA MOTORA (KRAKAUER and SHADMEHR, 2006):
– Em memórias motoras
de longa duração há consolidação da memória motora;
– A realização de uma
tarefa logo em seguida de uma primeira interfere e impede sua consolidação
quando medida após 24 horas;
– Porém se uma segunda
tarefa for efetuada apenas seis horas após a primeira, ocorre a consolidação da
mesma.
• MEMÓRIA
MOTORA E SONO:
– O
sono possui papel fundamental na consolidação da memória motora;
– Promove
uma melhoria de 20% na velocidade de execução motora;
UM EXEMPLO DE EXPERIÊNCIA
EM MEMÓRIA DE CURTA DURAÇÃO
Neste site encontra-se um jogo no qual
podemos avaliar nossa memória e nossa capacidade de atenção:
PROGRAMA
MOTOR GENERALIZADO (PMG)
Proposto
por Richard Schmidt (1988): um PMG seria o responsável pelo controle de uma
classe de ações e não um movimento (ou uma sequencia de movimentos). Esta
classe de ações são diferentes e tem características comuns, ou seja, são os
aspectos invariantes de um PMG (Programa Motor Generalizado)
Os
aspectos invariantes formam a base do que está armazenado na memória. Para
executar uma tarefa o sujeito precisa recuperar o programa na memória e depois
acrescentar parâmetros específicos do movimento.
EXEMPLO:
Um
jogador de basquetebol pode realizar uma bandeja em diferentes velocidades, mas
mesmo assim o tempo relativo, a força relativa e a sequencia dos movimentos são
mantidos.
Com
o exemplo podemos ver:
- Diferentes velocidades: parâmetro;
- Timing relativo, força relativa e sequencia: são os aspectos invariantes.
TRANSFERÊNCIA DE
APRENDIZAGEM
Segundo
Schimdt (2010) transferência de aprendizagem é a influencia de experiências
anteriores na performance ou aprendizagem de uma nova tarefa (estímulo
semelhante mas a via é diferente). Essa transferência pode ser divida em
positiva, negativa e nula.
- · As transferências positivas ocorrem quando a habilidade em questão apresenta semelhanças com alguma habilidade na qual o indivíduo já conhece.
- · As transferências negativas ocorrem quando estímulos antigos, que o indivíduo já conhece, solicitam uma nova resposta.
Por que a transferência de aprendizagem
é importante?
Pois
ela é a base do desenvolvimento dos programas e da metodologia educacional e ajuda
a entender os processos envolvidos na aprendizagem e no controle de habilidades
motoras.
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