segunda-feira, 2 de junho de 2014

ATO MOTOR

ATO MOTOR



A Teoria da Abordagem Cognitivista foi criada por Jean Pieaget (1972) para explicar o desenvolvimento infantil. O desenvolvimento cognitivo, segundo ele, ocorre por:

·  Adaptação: exige ajustes nas condições do ambiente e estes ajustes serão melhor entendidos por meio de processos de acomodação e assimilação.
· Acomodação: adaptação que a criança faz do meio ambiente quando informações novas e incongruentes são acrescentadas ao seu repertório.
· Assimilação: termo usado por Piaget para a interpretação de novas informações com base em interpretações atuais.

 



Piaget dividiu sua teoria em estágios que mostram as implicações do movimento ao longo do desenvolvimento cognitivo, os estagio são:

·         Sensório-motor (do nascimento aos 2 anos): onde o bebê constrói o significado do seu mundo.
·         Pensamento (pré-operatório: dos 2 aos 7 anos): a criança mais nova exibe maior pensamento simbólico, ligando o seu mundo com palavras e imagens.
·         Operações concretas (dos 7 aos 11 anos): a criança raciocina logicamente e consegue classificar objetos de seu mundo em vários conjuntos.
·         Operatório formal (dos 11 anos em diante): o adolescente é capaz de raciocinar mais logicamente e de modos abstratos e realistas

Como complementação ao conteúdo explicado, indicamos o vídeo


 
Referência:
GALLAHUE, D. J., OZMUN, J. C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. São Paulo, Artmed, 7 ed., 2013.
 



VIAS MOTORAS



O Trato Córtico-Espinhal ou Trato Piramidal é uma grande coleção de axônios que viajam entre o córtex cerebral do cérebro e a medula espinhal.
O trato córtico-espinhal é composto principalmente de axônios motores, constituindo o componente voluntário da motricidade. As vias piramidais consistem em um único trato, originado no encéfalo, que se divide em dois tratos separados na medula espinhal: o trato córtico-espinhal lateral e o trato córtico-espinhal anterior.







ÁREAS CORTICAIS
São chamadas de áreas primarias do cérebro, e estão diretamente ligadas a motricidade e a sensitividade. Lesões nessas áreas podem causar paralisia.
            




Áreas de Projeção Motora
Nestas áreas encontramos os responsáveis pelas ações voluntarias que são os movimentos de nosso corpo no qual decidimos movimentar por vontade própria, como por exemplo, movimentar as mãos ou pés, etc. Também encontramos as ações involuntárias que se caracterizam por movimentos nos quais não temos controle próprio, como por exemplo, os batimentos do coração, o piscar de olhos, etc. (área 4 de Broadmann)

  •  Voluntárias: lobo frontal
  • Involuntárias: lobo frontal

Áreas de Projeção Sensitiva
            Estão ligadas diretamente à sensibilidade. (área 3,2,1 de Broadmann)
Mapa de Broadmann: Área de Brodmann é uma região do córtex cerebral. É o modelo de divisão mais aceito criado pelo alemão anatomista Korbinian Brodmann


ÁREAS DE ASSOCIAÇÃO
Esta área ocupa a maior parte do cérebro humano, estão relacionadas com funções psíquicas complexas e podem ser dividas em secundárias e terciarias. Lesões nessa área não causam paralisia.

 

Áreas Gnósicas ( área de associação secundária):


Na gnosia a interpretação de características sensoriais são “comparadas” com o conceito do objeto existente na memória do indivíduo, o que permite a sua identificação. 

  • Psico-somestésica: situada próximo à área somestésica. – lobo parietal (5, 7 no mapa de Broadmann.) 
  • Psico-visual: situada próxima à área visual. – lobo occipital ( 18, 19 no mapa de Broadmann.
  • Psico-auditiva: situada próxima à área auditiva. – lobo temporal (42, 22 no mapa de Broadmann.)
Planejamento e Raciocínio
  •   Palavra falada: lobo frontal (44 no mapa de Broadmann.)
  •   Palavra escrita: lobo frontal (5, 7, 15, 19, 42 no mapa de Broadmann.)


GRANDES VIAS AFERENTES
Grandes vias aferentes são aquelas que levam aos centros nervosos supra-segmentares os impulsos nervosos originados nos receptores periféricos. Aspectos importantes para o estudo das grandes vias aferentes: o receptor, o trajeto periférico (neurônio I – nervo), o trajeto central ( neurônios II e III – feixe de neurônios) e a área de projeção cortical (córtex cerebral).






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